01- 1932 Conquista do voto feminino: No dia 24 de fevereiro de 1932, foi publicada a primeira legislação eleitoral brasileira que reconhecia o voto feminino e o incluía no Decreto nº 21.076, assegurando o direito da mulher em votos.
02- 1988 PRIMEIRA PRESIDENTE DA CÂMARA Ìria de Almeida Férrer, eleita vereadora em 1982, ano que a Câmara Municipal passou a contar com um número maior de mulheres: Ivone Melo, Maria José, Íria Férrer e Nildes Alencar.
03- 1936 PRIMEIRA VEREADORA ELEITA MARIA DE JESUS MELO (AIB) Os eleitores de Fortaleza, elegeram a educadora Maria de Jesus Melo (Ação Integralista Brasileira- AIB) a primeira vereadora da Câmara Municipal, com 218 votos.
04- 1910 O PRIMEIRO PARTIDO POLÍTICO FEMININO É CRIADO No Rio de Janeiro, o primeiro partido feminista do país foi criando pela sufragista Leolinda de Figueiredo Daltro (1860-1935) com o objetivo de mobilizar as mulheres na luta pelo direito do voto.
05- 1933 ELEIÇÃO DE UMA PARLAMENTAR MULHER Nas eleições para a Assembleia Constituinte, foi eleita pelo estado de São Paulo a primeira deputada federal brasileira, Carlota Pereira de Queirós, a única representante do sexo feminino entre os 254 deputados.
06- 1962 CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA MULHER CASADA Em 1962 foi permitido que mulheres casadas não dependessem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança e a oportunidade de pedir a guarda dos filhos em casos de separação.
Descrição do post:
Quebrando barreiras e redefinindo o cenário político!
??? Conheça a jornada das mulheres na política. De líderes comunitárias a representantes governamentais, cada passo dado abriu caminho para a igualdade de gênero e a representação autêntica.
Vamos celebrar as lutas e conquistas que nos trouxeram até aqui e nos inspiram a continuar avançando.
???? Seus esforços moldam políticas, influenciam decisões e abrem portas para um futuro mais inclusivo e justo.
Há 166 dias
Há 285 dias
Há 285 dias
Há 288 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?